quarta-feira, 8 de junho de 2011

CONCEITOS FUNDAMENTAIS - AULA DE HOMOAFETIVIDADE

IMPORTANTE - Conceitos fundamentais - PROFª LÉLIA

(LEIAM, LEIAM, LEIAM - IMPORTANTE)

Desconstruir, Desconstrução

A desconstrução não se refere a uma destruição, mas ao trabalho de identificar e visibilizar a realidade.Trata-se de um trabalho político de desmontar e remontar a realidade social como se fosse uma máquina, para, ao fazer isso, ver o que ele esconde e encontrar possibilidades de transformação.

Estereótipo, estereotipia

É comum criarmos categorias para enquadrar e classificar as coisas que existem no mundo. Porém, às vezes, também queremos enquadrar pessoas em categorias: dividimos as pessoas em certos grupos e atribuímos características específicas a esses diferentes grupos, ou pegamos algumas características que se destacam em um ou outro membro desse grupo e atribuímos ao todo. O estereótipo é uma generalização de características – a partir do estereótipo de um grupo pressupomos como é uma pessoa pertencente a esse grupo e como devemos nos relacionar com ela.

Estigmas, estigmatização

A palavra estigma se refere às marcas e características negativas que são atribuídas às pessoas e lidas como justificativas que fundamentam a sua exclusão. Essas marcas atuam na desumanização e inferiorização, tornando aquele ou aquela estigmatizada inabilitada para uma plena aceitação social e para uma inserção não-violenta nos espaços de socialização. Estigmatização se refere ao processo de construção dos estigmas. Ainda que muitas vezes os estigmas apareçam como “naturais”, são resultados de processos sociais de opressão e se baseiam em preconceitos, visões discriminatórias e atos de violência e segregação


Hegemonia, Hegemônico

Supremacia, preponderância, domínio de uma coisa sobre outra.

Heteronormativo, heteronormatividade

Heteronormatividade é o nome que se dá aos mecanismos que instauram a heterossexualidade como a norma sexual. Quando acreditamos em uma crença segundo a qual a heterossexualidade é mais natural ou correta que outras práticas sexuais e agimos de acordo com ela, estamos sendo heterossexistas, ou seja, exercendo um preconceito sexual ao mesmo tempo estamos reforçando a heteronormatividade.

Homoafetividade

O termo "homoafetividade" se refere ao conjunto de relações afetivas, eróticas e sexuais possíveis entre pessoas do mesmo sexo. Esse termo busca ampliar o termo "homossexualidade", tirando a ênfase da questão da sexualidade, a qual faz com que, muitas vezes, as relações entre pessoas do mesmo sexo sejam pensadas como unicamente sexuais e promíscuas.

Identidade

Em termos gerais, identidade é uma relação com aquilo que se é. Identidade é aquilo com o que nos identificamos e faz com que nos reconheçamos como o que somos. A identidade é um conjunto de signos, significados e contextos que permitem que nos identifiquemos. Em um exemplo simplificado, ter nascido no Brasil, gozar de direitos e deveres ligados a esse país, partilhar de um conjunto de práticas culturais, linguísticas (entre outras coisas), faz com que sejamos brasileiras/os, isto é, a identidade de "brasileira/o" é determinada por esses elementos; assim também diversos elementos determinam a identidade de estudante, de docente, de criança, adulta/o, de homem, de mulher, de heterossexual, lesbiana, bissexual etc.

Identidade de Gênero e Expressão de Gênero

Compreendemos identidade de gênero como a profundamente sentida experiência interna e individual do gênero de cada pessoa (o qual pode ou não corresponder ao sexo atribuído no nascimento), incluindo o senso pessoal do corpo (que pode envolver, por livre escolha, modificação da aparência ou função corporal por meios médicos, cirúrgicos ou outros) e outras expressões de gênero, inclusive vestimenta, modo de falar e maneirismos. (retirado dos Princípios de Yogyakarta)

Naturalização

Naturalização é o processo em que algo, que é produzido culturalmente por meio das práticas sociais e das relações de poder, passa a ser visto como natural e como causa daquilo que, na verdade, é consequência.

Nome social

É o nome pelo qual a pessoa se identifica ou é identificada em sua comunidade. Diferente do nome de registro civil; no caso de travestis e transexuais, o nome social é uma forma de afirmação de identidade.

Normatização

O processo por meio do qual as pessoas são enquadradas nas normas sociais e passam a ser vistas como normais. Muitas vezes entendemos que o "normal" é o natural, aquilo que não precisa de nenhum esforço para ser como é. Nessa visão, o que se desvia da norma aparece como antinatural. No entanto, a normatização é resultado de forças sociais que buscam adequar às pessoas suas práticas, seus desejos, seus corpos e suas relações em modelos que são vistos como corretos pela sociedade.

Orientação Afetivo-Sexual, Orientação Sexual

Compreendemos orientação sexual como uma referência à capacidade de cada pessoa de ter uma profunda atração emocional, afetiva ou sexual por indivíduos de gênero diferente, do mesmo gênero ou de mais de um gênero, assim como ter relações íntimas e sexuais com essas pessoas. ( retirado dos Princípios de Yogyakarta)

Patriarcado e sociedade patriarcal

Chamamos de patriarcado a organização social centrada na diferença de poder e, portanto, na dominação das mulheres pelos homens. O regime patriarcal é uma expressão das ideologias sexistas; nele mulheres e homens tem papéis específicos e uma divisão sexual do trabalho está em operação: as mulheres aparecem como as cuidadoras e por isso a elas é reservado o espaço do lar, enquanto os homens aparecem como trabalhadores ou provedores. Além disso, no patriarcado a figura masculina é central para a organização familiar; o patriarca detém autoridade sobre os corpos e vontades das demais familiares.

Princípios de Yogyakarta

Em novembro de 2006, reuniu-se na cidade de Yogyakarta, na Indonésia, um grupo de especialistas em direitos humanos e ratificaram uma carta de princípios de aplicação da legislação de direitos humanos para as questões de orientação sexual e identidade de gênero. Esse documento ficou conhecido como Princípios de Yogyakarta. Os princípios desse documento afirmam a obrigação primária de os Estados implementarem os direitos humanos e acompanharem cada princípio, contidos numa lista de recomendações aos Estados. São 29 princípios, dentre os quais constam o direito à vida, à igualdade, à não discriminação, à educação, à segurança pessoal, à privacidade, à liberdade de opinião ou expressão (inclusive expressão de gênero), à constituição de família.

Ressignificar

Ressignificar é atribuir um significado novo a uma palavra. Um procedimento bastante utilizado por grupos militantes; A ressignificação geralmente ocorre quando há um esforço para atribuir um novo significado que seja mais interessante politicamente a uma palavra que tenha um sentido pejorativo.

Sexista, sexismo

Sexismo é um sistema de pensamento que institui grupos sexuais e instaura uma hierarquia entre eles. Geralmente dizemos que uma atitude, uma fala, um pensamento ou uma ação é sexista quando ela reforça a diferença de poderes entre os diferentes grupos sexuais.

Nenhum comentário: