sexta-feira, 21 de outubro de 2011

TEMA PARA DISCUSSÃO NAS AULAS DE 26 E 27 DE OUTUBRO: O BRASIL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

TEMA DE REDAÇÃO (Adaptado do XV Concurso Nacional de Redação Mundo e H&C)

ENFIM, O PAÍS DO FUTURO - Os anúncios de que o Brasil sediará a Copa Mundial de Futebol de 20 14 e os Jogos Olímpicos de 2016 criaram uma sensação de euforia e ufanismo, reforçada pelo relativo bom desempenho do país em meio a uma crise global do sistema financeiro e pelas notícias de que foram encontradas vastas reservas de petróleo na camada pré-sal. Um novo Brasil parece acertar as contas com o seu próprio passado, para saltar rumo a um próspero futuro, após longos séculos de crises e frustrações. Considerando esse quadro geral, bem como os trechos abaixo, desenvolva uma dissertação que reflita sua opinião sobre o Brasil no mundo contemporâneo.

1.

• Pré-sal pode elevar crescimento a 6% ao ano, diz ex-presidente do BC - Segundo Carlos Langoni, país passa por período de transição econômica. Para ele, petróleo pode movimentar outros segmentos da economia. (http://g1.globo.com)

• A diversidade é a marca do Brasil. Em quinhentos anos de História, construiu-se uma nação formada por vários povos, dona de uma cultura variada e de um vasto território, atualmente dividida em 26 estados, um Distrito Federal e 5.563 municípios. (Brasil: um país sensacional. Brasil Turismo. Em: http://www.brasilturismo.com/brasil)

• Mais de 5 milhões de turistas visitaram o Brasil em 2010 - Maior número veio da Argentina e dos Estados Unidos. Estrangeiros elogiaram hospitalidade e gastronomia (...). (Jornal Nacional. 10/10/2011)

• "O Brasil foi o último a entrar e o primeiro a sair da primeira fase da crise porque tem como maior vantagem seu mercado interno". (Brasil não vai pagar por uma crise que não é dele, diz Dilma. Jornal do Brasil. 14.10.2011)

• Brasil será 5ª maior economia do mundo em 2025, aponta pesquisa - O Brasil vai ser a quinta maior economia mundial em 2025, segundo pesquisa da consultoria PricewaterhouseCoopers divulgada nesta quinta-feira em Londres. A estimativa é de que o Brasil tenha ocupado a 8ª posição no ranking em 2009. Segundo o estudo, o Brasil ultrapassaria o Reino Unido e a França em 2013 e a Alemanha em 2025. Com isso, ficará à frente de países como Alemanha, França e Reino Unido. A China deve ocupar a primeira posição, seguida pelos Estados Unidos, Índia e Japão. (O Globo. 22.02.2010. Em:http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/01/22/brasil-sera-5-maior-economia-do-mundo-em-2025-aponta-pesquisa-915683682.asp)

2. Em seu imenso território, o Brasil abriga 12 por cento da água doce do planeta. (...) A água doce e potável é um recurso cada vez mais escasso que um dia valerá mais que o petróleo, e por isso é necessário avaliar o estado da que hoje dispomos, antes de decidir o que vamos a fazer com ela. Grupos ambientalistas advertem que o avanço da fronteira agrícola no Brasil é uma das grandes ameaças à preservação dos corpos de água. (...)
A economia do país de 174 milhões de habitantes se sustenta na agricultura intensiva, e a soja, junto com a cana-de-açúcar, a laranja e o algodão, são importantes fontes de divisas. Apesar de a expansão constante da agroindústria, o Brasil ainda conserva grande quantidade de águas não tocadas pelo homem (...). Segundo diversos estudos, em 25 anos duas em cada três pessoas no mundo sofrerão falta de água. (...) "O Brasil possui uma importante reserva estratégica de água doce e em alguns anos vai a ser o único lugar do mundo com importantes fontes de água não poluída.
(Adaptado de “Brasil: maior reserva de água doce do mundo avaliada em pleno vôo”. Fonte: http://noticias.uol.com.br/inter/efe/2003/11/28/ult1809u65.jhtm)

3. Com a descoberta do pré-sal, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 o Brasil está vivendo um momento de oportunidades sem precedentes - poderemos nos igualar às nações mais fortes e desenvolvidas do mundo. Poderemos erradicar a pobreza, ter uma economia forte e solucionar nossos problemas ambientais. Mas para isso precisamos primeiro garantir que as nossas grandes riquezas e os cofres públicos não sejam mais esvaziados por uma classe política criminosa (...) Vamos tirar os corruptos das eleições de 2010 onde iremos escolher os "gestores" dos investimentos da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016. (Trecho do Manifesto da Campanha Ficha Limpa, desenvolvida pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral)

4. Violência: Brasil ocupa sexto lugar em ranking internacional - A violência existente no Brasil foi classificada como “bastante grave” em comparação com o cenário internacional, ocupando o sexto lugar entre os países mais violentos. A informação foi dada nesta semana pelo secretário-executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Luiz Alberto Salomão, em palestra durante seminário no QG do Exército, intitulado Segurança Internacional: perspectivas brasileiras. Para Salomão, a violência é um dos fatores de vulnerabilidade à segurança interna e ao atual desenvolvimento brasileiro. Na tabela apresentada durante o seminário, Salomão, com base em dados colhidos entre 2004 a 2007, mostrou que o Brasil é um país quatro vezes mais violento que os Estados Unidos (27º lugar), e está, neste quesito, atrás da Guiana (9º), do Paraguai (12º), da África do Sul (16º), do México (19º), do Chile (28º), da Argentina (32º) e do Uruguai (35º). (Anjos e guerreiros. 05.06.2010. Em: http://anjoseguerreiros.blogspot.com/2010/06/violencia-brasil-ocupa-sexto-lugar-em.html)

5. O ministro da Educação, Fernando Haddad, classificou a Educação brasileira como regular em evento da revista EXAME na última sexta-feira. Em um debate com Gustavo Ioschpe, Maria Helena Guimarães de Castro e o empresário Marcelo Odebrecht, mediado pelo jornalista Ricardo Boeachat, o ministro foi questionado sobre a qualidade da Educação no Brasil. Haddad respondeu imediatamente que a considerava regular, mas que havia melhorado muito nos últimos anos. “Infelizmente o Brasil acordou tarde para a Educação”, disse.
Já os outros debatedores não hesitaram em classificar a Educação brasileira como “péssima” ou “ruim”. “Se éramos os piores do mundo, não havia como piorar. Mesmo com as melhorias, ainda ocupamos as piores colocações”, afirmou Gustavo Ioschpe, referindo-se ao Pisa, exame em que o Brasil ocupou a 53ª posição em 2009, 12 lugares a frente do último colocado. Maria Helena Guimarães de Castro também não poupou críticas. “A melhoria do ensino é pequena e seu ritmo é lento”, disse. (Para ministro, Educação no Brasil é regular. E para você?. 05.10.2011. Em: http://educarparacrescer.abril.com.br/)

6. No Censo de 2010, foi constatado um au¬mento no rendimento mensal do trabalho, no Brasil, em todos os níveis de renda, especialmente nos mais baixos (...). Esse processo é resultado de políticas de distribuição de renda na última década e do momento econômico pelo qual o pais passa. A população que não apresentava nenhum tipo de rendimento, por exemplo, caiu de 9,15% dez anos atrás para 4,27% em 2010. Mas, assim como nos dados de alfabetização, quando estamos falando de renda também há diferenças gritantes. Enquanto na Região Nordeste só 25,4% das famílias têm renda por pessoa acima de um salário mínimo, no Sudeste 52% recebem acima desse valor, e, no Sul, 54,6%.
Essas melhorias ajudam no fato de haver menos mortes na infância e de as pessoas estarem vivendo mais. O Censo de 2010 mostrou que existem 2.597 brasi¬leiros com mais de 100 anos. A tendência indica uma melhoria na qualidade de vida, mas também preocupa porque o envelhecimento populacional traz novos problemas: obriga a pensar no equilíbrio das contas públicas, como as da Previdên¬cia Social, responsável pelo pagamento das aposentadorias, e no sistema de saú¬de, já que um país formado por pessoas mais velhas necessita de mais assistência médica e previdenciária do que um país com pessoas mais jovens. (Guia do estudante Atualidades Vestibular + Enem 2012)

7. Paralelamente ao processo de deslocamento da riqueza, o mundo também passa por uma mudança na distribuição de sua população economicamente ativa, favorecendo os emergentes em detrimento dos países mais desenvolvidos. Um exemplo é o Brasil, que atravessa a chamada janela de oportunidade demográfica, fenômeno decorrente da mudança da estrutura etária de sua pirâmide populacional. Enquanto os países desenvolvidos estão preocupados com o envelhecimento de suas populações e o consequente aumento da demanda por serviços previdenciários, o Brasil dispõe de maior parte de sua população em idade economicamente ativa e fervilha de jovens ávidos por qualificação e inserção profissional.
Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, entre 2010 e 2020, a nação concentrará entre 67% e 70% de sua população em idades de 15 a 64 anos. A porcentagem de pessoas com idades entre 15 e 24 anos, onsideradas ingressantes na vida laboral pelo critério do IBGE, será de 17,41% em 2010 e 16,34% em 2020. Esse contingente de mão de obra será da ordem de 33,64 milhões em 2010 e 33,85 milhões em 2020, considerando a população total do país em 193 milhões aproximadamente em 2010 e 207 milhões em 2020. (É hora do Brasil aproveitar a janela demográfica. Antonio Gil. 12/01/2011)

8.

Brasil, meu Brasil Brasileiro,
Meu mulato inzoneiro,
Vou cantar-te nos meus versos:
O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar;
O Brasil do meu amor,
Terra de Nosso Senhor.
Brasil!... Brasil!... Prá mim!... Prá mim!...
Ô, abre a cortina do passado;
Tira a mãe preta do cerrado;
Bota o rei congo no congado.
Deixa cantar de novo o trovador
À merencória à luz da lua
Toda canção do meu amor.
Quero ver essa Dona caminhando
Pelos salões, arrastando
O seu vestido rendado.
Brasil!... Brasil! Prá mim ... Prá mim!...
Brasil, terra boa e gostosa
Da moreninha sestrosa
De olhar indiferente.
O Brasil, verde que dá
Para o mundo admirar.
O Brasil do meu amor,
Terra de Nosso Senhor.
Brasil!... Brasil! Prá mim ... Prá mim!...
Esse coqueiro que dá coco,
Onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar.
Ô! Estas fontes murmurantes
Onde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar.
Ô! Esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil Brasileiro,
Terra de samba e pandeiro.
Brasil!... Brasil!

(Aquarela do Brasil. Ary Barroso – 1939)

9. Macunaíma nasceu na floresta brasileira e desde pequeno já mostrava como tinha um caráter indigno. Sempre com preguiça acabou formando assim o seu slogan: ”Ai! Que preguiça!” (Macunaíma. Mário de Andrade. Em: http://vestibular.brasilescola.com)
Lançada em 1928, "Macunaíma", a obra-prima de Mário de Andrade, conta a vida do herói sem nenhum caráter, personagem síntese do homem brasileiro e ainda se mantém como um dos livros mais atuais da literatura brasileira. (Entenda Macunaíma, seus mitos e lendas. Em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u352099.shtml)

Nenhum comentário: