segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

TAREFA 1/2012 - RESPOSTAS

"Como sempre que tem baile no palácio..." (A). Nessa frase o verbo ter é usado em lugar de haver. Assim como o verbo ter, os verbos dar, pôr e fazer, entre outros, costumam ser empregados em lugar de outros mais específicos. Nas frases a seguir, substitua esses verbos por outros de sentido específico, fazendo as alterações necessárias.

1. “As poderosas técnicas de publicidade têm no homem atual presa fácil pelo vazio existencial proporcionado na era pós-moderna.”

RESPOSTA: As poderosas técnicas de publicidade tornam o homem atual presa fácil diante do vazio existencial proporcionado na era pós-moderna.

2. A publicidade põe propriedades especiais nos objetos destinados à compra, em uma relação nitidamente fetichista, conforme a assertiva marxista.

RESPOSTAS: “A publicidade reveste de propriedades especiais os objetos destinados à compra, em uma relação nitidamente fetichista, conforme a assertiva marxista.”

3. Não é o número de escolhas aberto ao indivíduo que lhe dá o grau de liberdade.

RESPOSTAS: “Não é o número de escolhas aberto ao indivíduo que lhe confere o grau de liberdade.”

4. A sociedade tem uma coordenação técnica e econômica que impede qualquer reação à suposta necessidade de consumo.

RESPOSTAS: “A sociedade atual é caracterizada por uma coordenação técnica e econômica que impede qualquer reação à suposta necessidade de consumo.”

5. Os critérios morais da sociedade consumista, herdeira do tecnicismo industrial, fazem com que o indivíduo se apresente publicamente como alguém capacitado a consumir.

RESPOSTAS: “Os critérios morais da sociedade consumista, herdeira do tecnicismo industrial, consistem na obrigação incondicional de o indivíduo se apresentar publicamente como alguém capacitado a consumir.”

6. O publicitário faz um tipo de discurso que se encaixa perfeitamente nas aspirações pessoais da massa consumidora.

RESPOSTAS: “O publicitário conhece um tipo de discurso que se encaixa perfeitamente nas aspirações pessoais da massa consumidora.”

7. O consumidor põe no produto a esperança de obter a sonhada felicidade.

RESPOSTAS: “O consumidor deposita no produto a esperança de obter a sonhada felicidade.”

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ACERTAMOS NOS VESTIBULARES 2012

FUVEST 2012 – TEMA DA REDAÇÃO
“Participação política: indispensável ou superada?”

Tema afim (aula 02): “Efervescência democrática no mundo árabe”
Tema afim (aula 03): Falta ideologia para a juventude de hoje?
Tema afim (aula 10): Ideologia
Tema afim (aula 22): A utopia é possível numa sociedade liquída?

UNIFESP 2012 – TEMA DA REDAÇÃO
“A questão da variação linguística no contexto da educação”

Tema afim (3º simulado): Considerando que a norma culta é variante mais valorizada socialmente, qual deve ser a posição da escola em relação às outras variantes linguísticas?
Tema afim (blog - julho): Norma culta X variantes linguísticas: qual deve ser a posição da escola?

UERJ 2012 – TEMA DA REDAÇÃO
“É possível, para a juventude de hoje, alterar o futuro?”

Tema afim (aula 02): “Efervescência democrática no mundo árabe”
Tema afim (aula 03): Falta ideologia para a juventude de hoje?
Tema afim (aula 10): Ideologia

UNICAMP 2012 – GÊNERO TEXTUAL
Em aula: comentário para MTV – Unicamp 2011 - COMENTÁRIO
Blog (novembro): MANIFESTO
Blog: Verbete

PUC-PR 2012 – TEMA DA REDAÇÃO
Educação (sugestões de como melhorar o ensino)

Tema afim (aula 21): Os limites e potencialidades da educação como agente de transformação social


PUC-CAMPINAS 2012 – TEMA DA REDAÇÃO

“Internet”

Tema afim (aulas 08 e 11): O impacto do computador nas formas de comunicação do homem moderno
Tema afim (aula 35): No mundo da informação digitalizada, em que qualquer pessoa pode montar o seu blog ou disseminar dados pela rede mundial, qual deve ser o limite à liberdade de publicar, se é que deva existir algum?
Tema afim (blog - dezembro): Cibercultura e ciberespaço

PUC-SP 2012 – TEMA DA REDAÇÃO
Carta à presidente Dilma Rousseff, sugerindo-lhe qual deve ser a prioridade de seu governo, para realmente marcar seu nome na história do Brasil

Tema afim (aula 11): Políticas públicas de habitação - o direito à moradia como um direito garantido a todos os cidadãos brasileiros pela Constituição Federal
Tema afim (aula 20): Fome e insegurança alimentar
Tema afim (aula 21): Os limites e potencialidades da educação como agente de transformação social
Tema afim (aula 22): O progresso tecnológico, no Brasil, é uma questão controversa.
Tema afim (aula 27): As dificuldades enfrentadas, atualmente, pelo nosso sistema de saúde nos colocam inúmeras “situações-problemas”, as quais nos fazem refletir sobre o modo de funcionamento e a qualidade do serviço prestado à população. O que poderia ser feito para melhorar essa situação? É benéfico tratar a saúde como uma mercadoria? Desejamos um sistema de saúde no qual as pessoas são tratadas/medicadas de acordo com suas necessidades ou seu poder aquisitivo?
Tema afim (aula 29): o Brasil no mundo contemporâneo.
Tema afim (simulado ENEM): A corrupção e suas consequências para a sociedade brasileira
Tema afim (blog maio): Direito à moradia versus especulação imobiliária
Tema afim (blog maio): O direito à moradia adequada
Tema afim (blog maio): Olimpíada e a questão da habitação
Tema afim (blog maio): Pacote Habitacional fracassará se não enfrentar questão da posse da terra
Tema afim (3º simulado): Fatos mais importantes ocorridos no Brasil no ano de 2011
Tema afim (3º simulado): Devolução de terras aos indígenas brasileiros

ENEM 2011 – TEMA
“Viver em rede no século xxi: os limites entre o público e o privado”

Tema afim (aulas 08 e 11): O impacto do computador nas formas de comunicação do homem moderno
Tema afim (aula 35): No mundo da informação digitalizada, em que qualquer pessoa pode montar o seu blog ou disseminar dados pela rede mundial, qual deve ser o limite à liberdade de publicar, se é que deva existir algum?

UNIPAM 2012 – TEMA DA REDAÇÃO
“Qualidade de vida”

Tema afim (aula 11): Políticas públicas de habitação - o direito à moradia como um direito garantido a todos os cidadãos brasileiros pela Constituição Federal
Tema afim (aula 21): Os limites e potencialidades da educação como agente de transformação social
Tema afim (aula 26): São possíveis e necessários, em nossa sociedade, laços afetivos duradouros?
Tema afim (simulado II): A qualidade de vida no mundo moderno
Tema afim (blog – maio): Desenvolvimento sustentável
Tema afim (blog – maio): Uma ilha planetária

UFTM 2012 – TEMA DA REDAÇÃO
“O homem deve continuar usando a energia nuclear para a produção de energia elétrica?”

Tema afim (aula 07): Energia nuclear
Tema afim (blog – maio): Energia nuclear - modelo de desenvolvimento econômico - desperdício de materiais
Tema afim (blog – maio): O debate interrompido e a ausência da natureza
Tema afim (blog – junho): Pandora e Stradivarius

UFPR 2012 – QUESTÃO DISCURSIVA
Questão 03: movimentos sociais (assunto)
Questão 05: A sociedade deve impor limites à autodestruição de um ser humano? (ponderando sobre a descriminalização das drogas)

Tema afim (aula 02): “Efervescência democrática no mundo árabe”
Tema afim (aula 10): Ideologia
Tema afim (aula 22): A utopia é possível numa sociedade liquída?
Tema afim (aula 23): Num contexto de crise, como o que vivemos hoje, quais poderão ser os desdobramentos futuros (sociais, econômicos, políticos) tanto locais quanto globais?
Tema afim (aula 24): A viabilidade da legalização da maconha e suas conseqüências.

UFG 2012 – TEMA DA REDAÇÃO
“Sociedade contemporânea: gêneros em complementação e/ou em competição?”

Tema afim (aula 16): O amor não tem sexo
Tema afim (aula 16): Onde você guarda sua homofobia? (debate sobre a naturalização de práticas homofóbicas, principalmente as que são travestidas de “brincadeiras” e/ou “piadas”)
Tema afim (aula 28): “Todas mulheres têm direito a uma vida livre de violências.”
Tema afim (blog – junho): Brasil sem homofobia
Tema afim (blog – junho): Brasil é campeão em homicídios homossexuais
Tema afim (blog – junho): Homossexualidades, homofobia e tentativas de suicídio em adolescentes LGBT
Tema afim (blog – junho): A Peste Integralista no Brasil
Tema afim (blog – junho): Alan Turing - Perfil e biografia do inventor do computador.
Tema afim (blog – junho): Homoafetividade: um novo substantivo
Tema afim (blog – junho): Só os viris e discretos serão amados?
Tema afim (blog – junho): “Ou o sal não salga, ou....”
Tema afim (blog – junho): “Não podemos interferir na vida privada das pessoas”
Tema afim (blog – junho): Alexandre, alexandres...
Tema afim (blog – junho): Gay também é cidadão
Tema afim (blog – junho): 5 anos da lei Maria da Penha

UEGO 2012 – Questão -Tema da redação
“Desentendimento entre crianças e adolescentes: problema a ser resolvido por adultos ou pelos próprios envolvidos?”

Tema afim (aula 15): Assédio moral ( “Bullying”) -Uma palavra contundente é algo que pode matar ou humilhar, sem que se sujem as mãos. Uma das grandes alegrias da vida é humilhar seus semelhantes.” (Pierre Desproges)
Tema afim (aula 28): “Todas mulheres têm direito a uma vida livre de violências.”
Tema afim (aula 30): De quem são os meninos de rua?
Tema afim (aula 33): A sociedade brasileira e os conflitos no trânsito
Tema afim (blog – junho: Bullying na escola e na vida
Tema afim (blog – junho): Agressão sobre "patinhos feios" é indício de delinqüência escolar
Tema afim (blog – junho): Jovens enfrentam ofensas e violência no mundo virtual
Tema afim (blog – junho): Que graça, tão espertinho
Tema afim (blog – junho): Como lidar com brincadeiras que machucam a alma.
Tema afim (blog – junho): Brincadeiras perversas
Tema afim (blog – junho): Bem-vindo ao Coliseu

INSPER 2012 – TEMA DA REDAÇÃO
“Violência, uma epidemia?”

Tema afim (2º simulado): É possível prevenir massacres como o da escola de realengo?
Tema afim (blog – maio): A culpa é do islã.
Tema afim (blog – junho): Violência branca e violência vermelha
Tema afim (blog – junho): Brasil é campeão em homicídios homossexuais
Tema afim (blog – junho): A tragédia do Realengo
Tema afim (blog – junho): “A culpa é do islã”
Tema afim (blog – junho): “O massacre do realengo”

MACKENZIE 2012 – ASSUNTO DA REDAÇÃO
“A era da informação”

Tema afim (aula 11): A relevância da vigilância epistêmica para o acesso à informação.
Tema afim (aula 35): No mundo da informação digitalizada, em que qualquer pessoa pode montar o seu blog ou disseminar dados pela rede mundial, qual deve ser o limite à liberdade de publicar, se é que deva existir algum?

FATEC 2012 – TEMA DA REDAÇÃO
“Amizade e o papel das redes sociais na vida moderna”

Tema afim (aula 12): Amizade
Tema afim (aula 35): No mundo da informação digitalizada, em que qualquer pessoa pode montar o seu blog ou disseminar dados pela rede mundial, qual deve ser o limite à liberdade de publicar, se é que deva existir algum?

FAMECA 2012 – TEMA DA REDAÇÃO
“A atitude do consumidor e o ato de consumir: necessidade ou compulsão?”

Tema afim (1º simulado): “Os valores e os preços para a sociedade”.
Tema afim (aula 31): Quais os limites éticos da propaganda? Na busca do resultado, o vale-tudo é permitido?

ESPM 2012 – TEMA DA REDAÇÃO
“Que ações desenvolver, relacionadas à Copa 2014, para ampliar o conhecimento sobre o Brasil e melhorar ou consolidar a imagem do País no exterior?”

Tema afim (aula 04): O Brasil pós Copa e Olimpíadas: novo país ou velhos problemas?
Tema afim (blog - maio): Olimpíada e a questão da habitação
Tema afim (blog - julho): A Copa do Mundo e os interesses da população

domingo, 5 de fevereiro de 2012

LEITURAS OBRIGATÓRIAS PARA ANÁLISE DO 1º TEMA EM 15 DE FEVEREIRO DE 2012

TEMA 1: Por que, mesmo conhecendo os efeitos da propaganda, sucumbimos a ela?


(...) é inevitável refutar a reflexão sobre o consumismo exacerbado (...). As caixas de e-mails, os jornais e a televisão são tomados por enxurradas de propagandas de produtos.
Procuramos analisar, diante disso, (...) os meios de sedução da publicidade. O que se constata é óbvio, mas, ainda assim, permanece eficiente. Que a publicidade insere, nas entrelinhas da exibição de seus produtos, a sensação de poder e bem-estar, todos parecem saber. Porém, o mais inusitado é constatar que, apesar disso, as pessoas não têm "defesa" contra tais sedutores meios e acabam por sucumbir a desejos que não têm, de fato. ...). (“Sem liberdade para não comprar”. Paula Felix Palma. Filosofia. Ano VI. Nº 66)

Textos de apoio

TEXTO 1


Sedução para o consumo

Da tradição tecnicista vem a "necessidade vital" do consumo, e as poderosas técnicas da publicidade têm no homem atual presa fácil pelo vazio existencial proporcionado na era pós-moderna

Em: http://filosofiacienciaevida.uol.com.br/ESFI/Edicoes/66/seducao-para-o-consumo-da-tradicao-tecnicista-vem-a-244877-1.asp



TEXTO 2

Sociedade de consumo e a maldição do fetichismo

Por Ari de Oliveira Zenha

"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar" (Thiago de Mello)


A sociedade de consumo capitalista traz em suas entranhas a maldição do fetichismo da mercadoria que se funda na mentira, na manipulação do psiquismo do homem, na soberania suprema das estratégias de marketing, do desejo desenfreado de ter, possuir, interiorizada no âmago do ser humano endeusado como consumidor. Faz do homem um sujeito-objeto, aturdido pelos objetos de consumo que sofre de uma insatisfação contínua diante dos reluzentes produtos ofertados no mercado um “ser” - o produto - objeto de desejo, de satisfação insaciável, que alimenta uma sociedade divinizada, atormentada, impregnada, sempre, de novas mercadorias, de novos propósitos de existência alicerçada num consumismo sem comedimento a não ser consumir – sempre –, fazendo da existência humana um labirinto de buscas, de uma monstruosidade de produtos iludindo através do estigma de consumismo a realização do reino de uma pseudofelicidade apregoada pelo capitalismo – consumir!
Bauman diz: “A economia consumista tem de se basear no excesso e no desperdício.” Para que esta sociedade se configure é necessário que novas necessidades, novos impulsos sejam sistematicamente criados, arquitetados novos mecanismos de conduta, sempre renovados, criados e assimilados pela população, pois a dinâmica do capitalismo – entre tantas – está embasada no consumo, pois esta nebulosa sociedade para se manter tem que sustentar sua estrutura produtiva no consumismo num ritmo frenético, assombroso, pois é necessário ultrapassar qualquer barreira que bloqueia o reino do consumo e da realização da acumulação do capital, do valor de troca – dinheiro – em lucro para o capitalista.


"Para que esta sociedade se
configure é necessário que
novas necessidades, novos
impulsos sejam
sistematicamente criados"


Karl Marx já dizia nos Grundrisse: “A circulação de dinheiro partia de infinitos pontos e retornava a infinitos pontos. O ponto de retorno não estava de forma alguma posto como ponto de partida. No curso do capital, o ponto de partida é posto como ponto de retorno e o ponto de retorno, como ponto de partida. O próprio capitalista é ponto de partida e de retorno. Ele troca dinheiro pelas condições de produção, produz, valoriza o produto, isto é, transforma-o em dinheiro, e depois começa o processo de novo.”
Dentro do pensamento marxista a circulação tem importância fundamental na acumulação, na reprodução e realização do capital. Podemos afirmar, tendo como embasamento o pensamento de Marx que é na circulação onde se concretiza a realização do processo de produção. No atual estágio do capitalismo a circulação e sua concretização - consumo- assumiram e assumem uma expressão extremamente importante para o capital mundializado.
É na circulação onde se realiza a transformação da mercadoria em dinheiro e o dinheiro – valor de troca – em lucro ao ser a mercadoria (produto) consumida. Para concretizar este processo o sistema capitalista, ao longo do tempo, tem criado inúmeros mecanismos no sentido da realização do seu objetivo – o lucro, a acumulação e a realização da mercadoria em dinheiro. Marx – limitado pelo momento histórico em que viveu – jamais poderia imaginar o que o capitalismo está realizando no sentido de obter seus objetivos com tanta perspicácia e eficiência.
Enfim “terminamos” com a seguinte colocação de Bauman: “A sociedade de consumidores desenvolveu, a um grau sem precedentes, a capacidade de absorver toda e qualquer discordância que ela mesma - ao lado de outros tipos de sociedade, inevitavelmente produz – e então reciclá-la como ponto importante de sua própria reprodução, revigoramento e expansão. Ela extrai seu ânimo e seu ímpeto da deslealdade que ela própria produz com perícia”.


Ari de Oliveira Zenha é economista


http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/artigos-e-debates/2462-sociedade-de-consumo-e-a-maldicao-do-fetichismo